terça-feira, 9 de abril de 2013

A cerveja e a Diabetes




A cerveja tem desempenhado desde a Antiguidade um papel de especial relevo em muitas sociedades. O consumo moderado de cerveja pode trazer benefícios significativos à nossa saúde e a diabetes nem sempre é uma doença impeditiva de um consumo moderado de álcool. Todavia, caso seja uma pessoa a quem tenha sido diagnosticado diabetes, é importante que discuta com o seu médico de clínica geral ou com um endocrinologista quais os efeitos que o álcool poderá trazer à sua condição e qual é a quantidade que poderá consumir de modo seguro.
A diabetes é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo nosso organismo da nossa principal fonte de energia – a glucose.Muitos dos alimentos que ingerimos são transformados em glucose no nosso aparelho digestivo. Ela resulta da digestão e transformação dos amidos e dos açúcares da nossa alimentação. Depois de absorvida, entra na circulação sanguínea e está disponível para as células a utilizarem. Para que a glucose possa ser utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina.
A hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) que existe na Diabetes deve-se em alguns casos à insuficiente produção, noutros à insuficiente a ação da insulina e, frequentemente, à combinação destes dois factores. Se a glucose não for utilizada, acumula-se no sangue (hiperglicemia) sendo depois, expelida pela urina. A insulina é produzida nas células ß dos ilhéus de Langerhans do pâncreas. O pâncreas é um órgão que está junto ao estômago e fabrica muitas substâncias, entre elas a insulina. A insulina é fundamental para a vida. A sua falta ou a insuficiência da sua acção leva a alterações muito importantes no aproveitamento dos açúcares, das gorduras e das proteínas que são a base de toda a nossa alimentação e constituem as fontes de energia do nosso organismo.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário