segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como deve ser minha alimentação?



Como carboidrato ou não como? Qual suplemento eu devo usar? De que forma usar? Corto gorduras ou não? O que eu devo fazer afinal?
Penso que o grande erro das pessoas é buscar uma resposta genérica, que dê certo para todos. Lamento mas acredito que isso é completamente impossível de acontecer. Se você perguntar para algumas pessoas que atingiram seus objetivos e obtiveram sucesso com seu corpo e sua saúde, vai encontrar milhares de respostas. Algumas consomem muitas frutas, verduras e legumes, e menos alimentos a base de proteínas, como derivados do leite, ovos e carnes, outras não. Algumas fazem o uso de suplementação outras abominam essa idéia. Existem pessoas que seguem dietas vegetarianas restritas, outras só consomem proteína animal. Para umas pessoas pode ser péssimo ingerir leite, para outras não. Ou seja cada pessoa deve ajustar sua alimentação de acordo com suas variáveis metabólicas, atividade física, rotina de atividades diárias, genética, entre outras características.
Uma pessoa bastante ativa, como um Educador Físico ou um Ciclista, por exemplo, precisa ingerir muito mais carboidrato que um Médico que passa o dia todo sentado em seu consultório e mal tem tempo de se exercitar, isso é óbvio não é? Uma pessoa que apresentou sobrepeso durante muitos anos e enfim conseguiu atingir seu peso ideal, vai ter que passar o resto de suas vidas controlando a alimentação rigorosamente, evitando o máximo possível de excesso de calorias. Ou seja cada caso é um caso. Ok?
Um programa alimentar correto deve ser planejado de acordo com peso, idade, altura, hábitos alimentares, exames laboratoriais e prática esportiva. E isso tudo é atribuição somente do nutricionista! Por isso procure um profissional, faça sua avaliação e saiba como se alimentar melhor segundo suas necessidades individuais específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário